Os frutos tem formato cilíndrico, de cor verde e amarelo; suas medidas comerciais são 12 cm a 18 cm de comprimento e seu peso varia de 180-400g;
Variedade altamente lucrativa.
A Abóbora Brasileirinha pode ser consumida como uma abóbora comum – refogada, recheada, em saladas. Também pode ser utilizada como picles, quanto os frutos atingem 9 - 10cm.
História da Abóbora Brasileirinha
(texto da Embrapa Hortaliças - Anelise Macedo(MTb 2749/DF))
O pesquisador Leonardo Boiteux explica o jeito brasileiro de ser da abóbora, e remonta ao início dos anos 90 para contar como tudo começou. Segundo ele, nessa época, pesquisadores da Embrapa Hortaliças encontraram numa plantação de abóboras verdes, próxima ao Distrito Federal, uma planta com frutos de duas cores. Foram coletadas sementes e as pesquisas mostraram que se tratava de uma mutação genética, isto é, naquela planta a própria natureza havia transformado as cores dos frutos.
"Naquela ocasião, a gente pensou numa abóbora ornamental, com a cores da bandeira do Brasil. Com essa perspectiva, iniciamos o cruzamento para desenvolver frutos com os tons de verde e de amarelo mais vivos, melhorar a forma e aumentar a resistência a doenças", lembra o pesquisador. Ele acrescenta que as pesquisas também demonstraram que a característica bicolor da abóbora aumentava a quantidade de antioxidantes, quando comparada com outras cultivares.
Boiteux destaca a rusticidade da ‘Brasileirinha’, "um material que enfrenta várias condições de cultivo e pode ser plantado em todas as tradicionais regiões produtoras do País", e com o mesmo sistema de produção aplicado a outros tipos de abóboras.
Apesar do seu visual, que convida a compor uma decoração, o pesquisador informa que além do aspecto ornamental, a ‘Brasileirinha’ pode ser consumida como uma abóbora comum – refogada, recheada, em saladas, etc.
Embrapa Hortaliças
__________________________________
Cultivo
O ciclo é de aproximadamente 65 dias. No plantio, deve ser observado espaçamento de 1 m x 3 m.
-Número de plantas por hectare: 3300 plantas
-Necessidade de g/ha: 660 gramas
-Número de sementes/ha: 9000
Também é uma planta rasteira, vigorosa e muito produtiva. A época de plantio vai de agosto a dezembro no Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e durante todo o ano nas demais regiões do Brasil.
ENVELOPE 50 SEMENTES