O estragão é uma planta perene, capaz de crescer cerca de 1,5 metros de altura. Suas folhas são lineares a lanceoladas, muito aromáticas e de cor verde brilhante. As inflorescências são do tipo capítulo.
O estragão é um tempero típico da culinária francesa e é utilizado para realçar o sabor de certos alimentos. O sabor da folha de estragão é adocicado e ao mesmo tempo levemente picante, lembrando o sabor do funcho. As folhas do estragão podem ser usadas tanto verdes e frescas quanto secas, dependendo da receita.
A folha do estragão é utilizada em picles, como pepinos em conserva à base de vinagre; em cozidos de panela, lasanhas, queijos, peixes, frangos, salsichas, pães, ovos, em saladas verdes, etc. Ela que dá o sabor distinto do molho béarnaise. Faz parte das ervas finas francesas.
Medicinal: o chá das folhas alivia cólicas menstruais.
Deve-se cultivá-lo sob sol pleno ou meia-sombra. Viceja mesmo em solos pobres, drenáveis e irrigados regularmente. Tolera curtos períodos de estiagem. Pode ser plantada em vasos, ou diretamente em canteiros. Deve ser protegida do frio e do calor excessivo. Do plantio à colheita levam-se 60 dias no verão ou 90 dias no inverno.
É considerada uma boa planta companheira, pois seu aroma mantém afastadas muitas pragas de jardim.
APROXIMADAMENTE 400 SEMENTES